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Acessando o Console

Todos os códigos a seguir terão de ser digitados no console; então, saber como chegar até ele é essencial. Lembramos que é necessário que você seja o Server para que possa alterar as configurações do jogo. Para acessar o Console, basta pressionar a tecla “ ‘ “ ao lado do número 1.

Se durante uma partida você chamar o console e o mesmo não aparecer, provavelmente ele está desabilitado no config.

Para acioná-lo faça o seguinte: localize o arquivo Config.cfg, logo após edite-o e adicione as seguintes informações -console “1”.

Comandos de Cliente

Lembramos que para acessar, alterar ou até mesmo reconfigurar qualquer comando a seguir, você precisará estar na tela de console.

> Vote e listplayers, listmaps e votemap

Se você joga em uma casa democrática, este comando é o ideal para seus companheiros. Ele funciona como uma urna eletrônica e serve para que todos os jogadores votem nos mapas disponíveis. Para votar num mapa, escreva listmaps no console, e uma lista com os mapas disponíveis será exibida. Então escreva votemap x, onde x é o número correspondente ao mapa.

> adjust_crosshair
Muda a cor da mira (crosshair).

> gunsmoke
Torne o jogo ainda mais realista com este comando, ao qual você ativa ou desativa a fumaça que sai do cano da arma toda vez que ela é disparada.

> timeleft
Este comando mostra quanto tempo ainda resta no mapa que está sendo jogado.

> drawradar e hideradar
Estes comandos ativam ou desativam, respectivamente, o radar para os jogadores do seu time.


Variáveis de Cliente

As variáveis de cliente servem para mudar configurações especificas do jogo. Por se tratarem de efeitos gráficos, muitas delas podem causar uma certa lentidão em sua máquina. Alterá las pelo console é bastante fácil, basta digitar [NOME DA VARIAVEL] [VALOR] e pressionar Enter Estes comandos devem ser digitados na máquina do cliente, e não no server, isso porque as configurações a seguir têm efeito local.

> cl_observercrosshair x
Para desativar a mira, digite Normalmente isto ocorre no modo observador (Observer). O default é 1.

> max_shells x
Número de cartuchos disparados de uma vez. Quanto maior o valor, mais lento sua máquina ficará.

> max_smokepuffs x
Número de nuvens de fumaça que sairá do cano de sua arma. Quanto menor o valor mais rápido seu jogo ficará.


Variáveis de Servidor

Diferentemente das variáveis de clientes, as variáveis de servidor afetam a todas as máquinas conectadas. Por isto, ao alterá-las, certifique-se de que todas as máquinas conseguiram dar conta e processar toda a informação. A alteração é bem simples, assim como no Cliente, [NOME DA VARIÁVEL] [VALOR]. No entanto, com uma diferença básica, elas só podem ser mudadas pelos operadores dos servidores ou usuários com privilégios especiais, como o RCON.

> mp_startmoney x
Com este código, você controla a quantidade de dinheiro com que os jogadores começam a partida. Lembrando que 800 é o valor padrão e mínimo permitido, enquanto 1600 é o valor máximo permitido.

> mp_forcechasecam x
Excelente opção que permite aos mortos localizarem os seus oponentes e delatarem suas posições para seus companheiros de equipe. O valor padrão é 0 e desabilita esta opção, 1 trava a câmera em seus companheiros de equipe somente, já o valor 2 não permite que o jogador morto se mova. Eles apenas ficam em pé em cima de seus cadáveres.

> mp_fadetoblack x
Com a mesma finalidade do forcechasecam, só que mais contundente em suas ações, o fadetoblack torna a tela preta, instantaneamente após a morte do jogador. O valor padrão é 0 e não faz diferença alguma no jogo, enquanto 1 habilita a tela preta.

> mp_buytime x
Esta chave controla o tempo de compra, em minutos, que os jogadores terão para adquirir novas tecnologias.

> mp_roundtime x
Variável que determina o tempo do round, em minutos, logo após ter terminado o tempo e o nome do vencedor do round ter sido anunciado. O defaul é 5, o valor máximo é 9 e o mínimo é 1.

> mp_autoteambalance x
O default desta variável é 1. Force os clientes a entrar em times de forma alternada, mantendo o equilíbrio das equipes. Ajustando para 1 = ‘ligado’ e 0 = ‘desligado’.

> mp_c4timer x
O default desta variável é 45. Esta chave, por sua vez, configura o tempo entre a ativação do C4 e sua explosão; os intervalos são entre 15 e 90 segundos.

> mp_limitteams x
Esta chave determina o número máximo de jogadores que um time pode ter a mais que o outro. O padrão é 2, para desabilitar esta ação use ‘0’.

Dicas durante o jogo


> Abrindo portas a distância
Jogando uma arma nas portas as mesmas se abrem, sejam elas do tipo de correr ou de abrir para os lados. Isso pode salvar sua vida se um inimigo estiver esperando para apertar o gatilho com o abrir da porta.

> Colocando o silenciador instantaneamente
Algumas armas como a Colt M4A1 e a USP Tact vêm com um silenciador opcional. Trata-se de um acessório versátil especialmente para a M4A1, capaz de transformar seu poder de fogo em precisão à vontade do jogador. Infelizmente, a instalação do silenciador consome preciosos segundos durante os quais a arma não pode ser disparada. Para instalar ou desinstalar o silenciador instantaneamente, pressione o botão direito do mouse para iniciar o processo, e imediatamente troque de arma e volte para a arma original. Ela já estará equipada com o acessório.

> Matando
sem ser visto A tendência natural dos jogadores quando recebem um tiro que não sabem de onde veio é girar para a direita, no sentido horário. Portanto, se você pretende surpreender alguém, faça-o em movimento no mesmo sentido, mantendo-se nas costas do inimigo.

> O radar
É impressionante a forma displicente com a qual a maioria dos jogadores trata o radar, chegando ao ponto de ignorá-lo por completo. Este útil sensor pode salvar sua vida e fazer a diferença entre derrota e vitória. Por exemplo, quantas vezes você já escutou passos se aproximando e não sabia se eram de um amigo ou um inimigo? Pois o radar resolve isso. Todos os seus aliados aparecem no radar a todo instante. Portanto, se você está escutando alguém e ele não está no radar, tratase de um inimigo.

> Câmeras
Vários cenários possuem câmeras que podem ser utilizadas para monitorar o inimigo. No exemplo, em cs_assault, tanto os terroristas quanto os cts têm acesso a esse artifício. Os cts podem usar o carro no ponto de início do cenário para ver o que está acontecendo dentro do armazém, enquanto os terroristas podem usar os painéis exemplificados de imagem para monitorar o lado de fora.

> A pistola fulminante
Todo mundo sabe que a Desert Eagle é poderosíssima, capaz de derrubar os inimigos com um único tiro na cabeça ou até mesmo perfurar paredes e caixas, acertando quem está do outro lado. Mas ela não é a melhor pistola para ser usada no primeiro round de um mapa. A melhor escolha é, de longe, a P228. Rápida, precisa, silenciosa e poderosa, essa pequena arma rivaliza até mesmo algumas metralhadoras. Experimente-a e treine um pouco com ela para constatar por si mesmo. Legenda CTS = Counter–Terrorists BOMBING SITES = Área onde coloca a bomba.

> Ganhando dinheiro
A melhor maneira de ganhar dinheiro é vencendo, claro. Mas é possível fazer fortuna mesmo perdendo o round. Um simples toque em um refém renderá dividendos úteis para um time em desvantagem, como mostra a tabela abaixo:

Refém resgatado = US$1000 para quem resgatou e US$150 para os demais
Usar um refém = US$150 para quem usou, US$100 para os demais
Matar um refém = –US$1500 para quem matou
Matar um inimigo = US$300
Matar um amigo = –US$3300
Vencer matando em um cenário de bomba = US$2500 para todos
Vencer matando em um cenário de refém = US$2000 para todos
Vencer explodindo um mapa = US$2750 para todos
Vencer desarmando uma bomba = US$2750 para todos
Vencer resgatando os reféns = US$2000 para todos
Perder o round = US$1400 para todos
Perder mais de 2 rounds consecutivos = US$1400+500 por round (máximo de US$2900)

> Atirando através das paredes e caixas
Por que se arriscar de frente com um rato escondido e pronto para acertar seu crânio se você pode acertá–lo por trás da parede mesmo? Algumas armas tem a capacidade de atravessar caixas, portas e paredes como demonstrado a seguir: Pistolas: só a Desert Eagle atravessa um obstáculo Escopetas: nenhuma atravessa obstáculos Metralhadoras pequenas: nenhuma atravessa obstáculos Rifles: todos atravessam um obstáculo, acertando o alvo Metralhadora PARA: atravessa 1 obstáculo e acerta o alvo Snipers: Todos atravessam dois obstáculos e acertam o alvo, com exceção do 550, que só atravessa um obstáculo. Há quem diga que a AWM consegue atravessar três obstáculos, mas não foi possível confirmar isso.

> A arma surpresa
Para campers que tomam conta de “bombing sites” ou reféns, nada melhor que a arma surpresa. A idéia é simples: compre uma metralhadora barata, vá até o ponto de camping e largue–a. Em seguida, volte ao ponto de compra e adquira sua AWM ou outra sniper gun. Faça seu trabalho como de costume, ficando preparado para jogar fora sua sniper e pegar a metralhadora imediatamente caso um inimigo se aproxime demais. Nada mais contundente do que um sniper que, inesperadamente, saca uma metralhadora.

> Colocando o pino na granada
Se você puxou o pino de uma granada e bateu o arrependimento, não precisa atirá–la para se livrar dela. Você pode recolocar o pino simplesmente trocando de arma.

> Largando a bomba
Essa é manjada, mas nem todo mundo conhece. Se você começou a partida como terrorista e está com a bomba, você pode largá–la para que outro terrorista a pegue e faça o trabalho que você recusa–se a fazer. Para tanto, selecione a bomba (pressionando 5) e aperte G para soltá–la, tal como você normalmente faria para jogar uma arma fora.

> Pirâmide humana
Outra dica bastante conhecida. É possível subir nos ombros de outros jogadores, alcançando lugares e caixas mais altas ou simplesmente surpreendendo inimigos que, ao se depararem com dois ou três jogadores um em cima do outro, não saberão em qual atirar primeiro. Para tanto, seu companheiro precisa estar abaixado. Pule sobre ele e espere que ele fique de pé novamente. É possível empilhar inúmeros jogadores uns sobre os outros, basta haver cooperação.


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